Curly Space

Curly Space2022-01-29T16:24:15-03:00

Shopping Nova América – RJ

Entrada principal do salão Curly Space

Adesivo loja premiada

Loja Premiada no Prêmio Design de Varejo 2021 – Categoria Lojas de Serviços Diversos – Médio Formato, do Retail Design Institute Brasil.

A marca de haircare Curly Care quer quebrar padrões e estereótipos relacionados aos cabelos cacheados e crespos. Quer também que cada vez mais mulheres se sintam seguras e confiantes para usar a sua beleza natural. Fomos então convidados para criar a sua flagship store, a casa da sua marca, onde os seus produtos inovadores e serviços de excelência vão interagir com suas clientes – usuárias finais – e com profissionais do setor. CURLY SPACE é o local de encantamento, conforto, informação, formação, encontros e reencontros. Criamos um local em que a atmosfera moderna, descontraída e atraente, seja o local perfeito para as clientes Curly Care terem a experiência mais positiva possível com o cuidado pessoal e a beleza, e ao mesmo tempo ser reflexo de tudo que essa atitude traz: liberdade, poder, valorização e bem-estar.

O cliente nos trouxe como premissa que projetássemos algo inovador para o segmento salão e, principalmente, o emprego da estética 80’s. Buscamos inspiração então no Memphi’s Style, um movimento dos mais originais deste século, que influenciou a arquitetura, a moda e o design, trazendo formas efêmeras e principalmente cores vibrantes em contraste com preto e branco. Acrescentamos ainda elementos do Miami Retrô Style como coqueiros e flamingos (em néon, claro!) e o mobiliário colorido, os quais desenhamos totalmente com formas curvas.

As clientes se identificam completamente com a loja, o que para nós é uma confirmação mais que positiva de nosso entendimento do briefing com os objetivos de alinhamento do público-alvo com a alma da marca que, da conceituação à fabricação de seus produtos, foi dirigida para a mulher: criativa, inteligente, inovadora, urbana, rebelde, retrô, irreverente e profundamente entendida e informada sobre o universo dos cabelos cacheados, o que marca chama de “nerd da beleza”. A partir dessas características fortes e reativas, criamos a loja com uma atmosfera disruptiva do padrão do segmento de salões de beleza no Brasil. Se a marca criou e fabricou um produto com qualidades inéditas no mercado, nada mais natural que a sua casa reflita essa ruptura com o modelo tradicional. Isso é bem percebido no visual e no design da loja e também no branding da Curly Care que traz em sua assinatura a frase “Take Back the Power”. As clientes, e os profissionais, têm na loja um cenário com infinitas possibilidades para as principais estratégias de comunicação da marca, o marketing digital e o content marketing, onde elas podem explorar cada diferente visada da loja para novas publicações das redes sociais da marca. Criamos ainda na loja um espaço, com importância, visibilidade e centralidade, para a criação de conteúdo de vídeo para a marca, com lives, entrevistas, vídeos de treinamento.

Recepção do salão

Criamos o layout com o diálogo das linhas curvas e retas a partir da escada que leva ao mezanino. O arco formado pela escada é visualmente completado pela paginação do piso do mezanino, o arco branco de porcelanato é a continuidade do trajeto da escada projetado sobre o plano do piso. A escada, com desenho fluido e sensual, faz contraponto à parede na qual criamos linhas verticais com perfis de led nas cores do padrão gráfico da Curly Care. Estes perfis podem ter a cor ajustada para temas específicos como dia dos namorados ou outubro rosa, por exemplo. Na sequência desta parede iluminada, que também é um ponto focal importante da fachada, segue a parede de fundo do mezanino, da qual tiramos partido para continuar o mesmo raio do traçado da escada, só que agora com a aplicação do padrão vertical listrado preto e branco. No mezanino concentram-se a maioria das estações de serviços de tratamento e corte, que também temos no térreo para priorizar o atendimento a pessoas com necessidades especiais e com mobilidade reduzida (para acesso aos lavatórios do térreo a loja possui uma rampa móvel, em razão da impossibilidade de embutir toda tubulação no piso do shopping). No térreo temos logo na entrada o contato com as linhas de produtos em destaque, em cuja parte de trás criamos como fundo uma parede curva de lâminas de vidro temperado, para separar fisicamente a exposição do lounge que idealizamos logo atrás. Essa parede, onde mais uma vez brincamos com as curvas e as linhas retas, cria a barreira física sem, no entanto, bloquear toda a visão do restante da loja. O lounge que esta parede limita é um espaço versátil que é utilizado como espera das clientes e também como ponto de produção de conteúdo de vídeo para as redes sociais e para os treinamentos da marca. O térreo conta ainda com o balcão à esquerda de quem entra, em oposição à escada, com uma forte presença de sua volumetria e dominância visual de circulação e acesso ao mezanino.

Mezanino do salão

A padronização das embalagens dos produtos da Curly Care nos ajudou bastante para a criação de uma exposição modular. Caso queiramos substituir as estações de corte por módulos de exposição, ou vice-versa, esta troca pode ser feita de um dia para outro, porque projetamos ambos os módulos com as mesmas dimensões. As estações de atendimento foram posicionadas de forma a permitir 100% de visualização externa do salão, em mais uma ruptura com o modelo tradicional, que “esconde” as cadeiras dos cabeleireiros. No Curly Space o empoderamento passa também pela afirmação do visual e todo o processo de tratamento, e a arquitetura reflete isso e se torna ferramenta de afirmação dando possibilidade de o cabelo cacheado e crespo aparecer e brilhar em todas as suas dimensões. As cadeiras são os tronos, as clientes as rainhas e o cabelo as coroas (inclusive isso está no DNA do branding da marca, refletido no logotipo que é uma poderosa letra C encimado com uma coroa). Este propósito de empoderamento e libertação foi validado em todas as nossas soluções de projeto, mas levamos em consideração algumas posições em que o tratamento deixa as clientes mais vulneráveis, como nos lavatórios, que posicionamos de forma a manter maior privacidade, sem que, no entanto, fiquem encurraladas ou escondidas.

 

FICHA TÉCNICA

Ano: 2021
Área: 183,00m2
Projeto de Arquitetura: Arquitetar – Soluções para o Varejo.
Execução e Gerenciamento de Obra: Arquitetar – Soluções para o Varejo.
Fornecedores: MAG Marcenaria  |  Fixavidros  |  Falconi Iluminação  |  Eliane Revestimentos  |  Marmoraria Coliseu  |  Gessart Drywall  |  ArtMarca Letreiros e Comunicação Visual  |  FR Estruturas Metálicas
Fotografia: Antonio Schumacher

O PRÊMIO
O Retail Design Institute promove anualmente o seu Prêmio de Design Internacional, escolhendo entre os seus vários Capítulos ao redor do mundo os melhores projetos de varejo. No Brasil o RDI, com sede em São Paulo, promove o PRÊMIO DE DESIGN DE VAREJO, com o intuito de reconhecer e premiar os melhores projetos de design de varejo do nacionais. Neste ano de 2021 ocorreu a sua 8ª Edição.

São premiados projetos de diferentes tamanhos nas seguintes categorias:
Moda e acessórios; Alimentos e Bebidas; Serviços de Alimentação; Cuidados Pessoais e Saúde; Lojas Diversas; Serviços Diversos; Pop-Ups; Shop In Shop; Quiosque; Varejo Móvel; Visual Merchandising – Ativações; Visual Merchandising – Ambientações e Visual Merchandising – Vitrina.

O objetivo do concurso é estimular o engrandecimento desta atividade de forma a ser inspiradora para os novos profissionais que ingressam no mercado a cada dia, bem como estimular a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para que de forma sinérgica e cooperada elevem a excelência do design para varejo.
O júri é composto por profissionais especialistas renomados do mercado, sendo neste ano formado por representantes de 10 Estados da Federação e 3 países diferentes.

O evento de entrega do prêmio ocorreu no dia 14 de dezembro, na Casa Udjain em São Paulo e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

 

O RDI

O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos em 1961, que congrega profissionais ligados à criação e projetos para o varejo.
https://retaildesigninstitute.org/
https://www.rdiblog.com.br/

 

NA MÍDIA

O prêmio também foi destaque no portal de outra das principais entidades ligadas ao setor, a ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, entidade da qual a Arquitetar também faz parte.
http://portaldovarejo.com.br/design-novarejo-abocanhou-12-premios-da-rdi-e-a-fal-levou-5-incluindo-mencao-honrosa/

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