1º Lugar no Prêmio Design de Varejo 2021 – Categoria Lojas de Serviços de Alimentação – Micro Formato, do Retail Design Institute Brasil.
Fomos contratados pela cervejaria Ravache para a criação do conceito arquitetônico de sua primeira loja. Um delicioso desafio que nos levou a mergulhar no antigo e no moderno – na tradição das receitas e produtos especiais e nas modernas técnicas e processos de produção.
A marca possuía dois pontos de venda em quiosques, mas ainda nenhuma loja física. A decisão pela implantação da primeira unidade no Shopping Nova América – tradicional shopping com um forte pegada em gastronomia e lazer no Rio de Janeiro – foi parte da estratégia de fortalecimento da marca nos principais pontos consumidores.
Criamos um conceito com influências industriais cervejeiras e referências de materiais, cores e texturas que remetem às bierhaus da região da Baviera. Como o enferrujado do aço corten, o cobre das luminárias pendentes que remetem aos tonéis de fermentação, os tons escuros de madeira e granito inspirados na flores negra alemã. Criamos ainda como ponto focal principal da loja, a Ravache Tap Wall – a parede onde estão localizadas as 8 torneiras das chopeiras – cujo brilho gelado do subway tile branco (o azulejo de metrô) contrasta com o rústico e aconchegante tijolinho de demolição usado no balcão e em uma das paredes laterais decoradas com imagens da fábrica e redes sociais da marca.
Não poderíamos deixar de dar destaque à águia, presente no brasão da família e na iconografia germânica. Além de inserida no letreiro, ela ocupa lugar destacado na frente da loja hora recortada em chapa de aço corten e iluminada, hora em uma composição na cor amarela junto ao storytelling da marca.
FICHA TÉCNIA
Área: 28,00 m2
Projeto: Arquitetar – Soluções para o Varejo
Gerenciamento e Execução de Obras: Arquitetar – Soluções para o Varejo
Fornecedores
Falconi Iluminação | MD Marcenaria | Passeio Revestimentos | Eliane Revestimentos | ArtMarca Letreiros | CLopes Refrigeração | Coliseum Marmoraria | Fixa Vidros | Gessart Drywall.
Fotos: Antônio Schumacher
O PRÊMIO
O Retail Design Institute promove anualmente o seu Prêmio de Design Internacional, escolhendo entre os seus vários Capítulos ao redor do mundo os melhores projetos de varejo. No Brasil o RDI, com sede em São Paulo, promove o PRÊMIO DE DESIGN DE VAREJO, com o intuito de reconhecer e premiar os melhores projetos de design de varejo do nacionais. Neste ano de 2021 ocorreu a sua 8ª Edição.
São premiados projetos de diferentes tamanhos nas seguintes categorias:
Moda e acessórios; Alimentos e Bebidas; Serviços de Alimentação; Cuidados Pessoais e Saúde; Lojas Diversas; Serviços Diversos; Pop-Ups; Shop In Shop; Quiosque; Varejo Móvel; Visual Merchandising – Ativações; Visual Merchandising – Ambientações e Visual Merchandising – Vitrina.
O objetivo do concurso é estimular o engrandecimento desta atividade de forma a ser inspiradora para os novos profissionais que ingressam no mercado a cada dia, bem como estimular a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para que de forma sinérgica e cooperada elevem a excelência do design para varejo.
O júri é composto por profissionais especialistas renomados do mercado, sendo neste ano formado por representantes de 10 Estados da Federação e 3 países diferentes.
O evento de entrega do prêmio ocorreu no dia 14 de dezembro, na Casa Udjain em São Paulo e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.
O RDI
O Retail Design Institute é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos em 1961, que congrega profissionais ligados à criação e projetos para o varejo.
https://retaildesigninstitute.org/
https://www.rdiblog.com.br/
NA MÍDIA
O prêmio também foi destaque no portal de outra das principais entidades ligadas ao setor, a ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, entidade da qual a Arquitetar também faz parte.
http://portaldovarejo.com.br/design-novarejo-abocanhou-12-premios-da-rdi-e-a-fal-levou-5-incluindo-mencao-honrosa/